A Relevância do Legal Design no Direito Empresarial

No direito empresarial, a aplicação do Legal Design pode trazer grandes benefícios para as empresas, especialmente na criação de contratos e documentos jurídicos. Isso porque, geralmente, esses documentos são complexos e repletos de termos técnicos, o que pode tornar difícil a sua leitura e compreensão por parte dos envolvidos.

Dessa forma, o intuito do Legal Design é simplificar e tornar esses documentos mais acessíveis, utilizando técnicas de Visual Law, como o uso de infográficos e ilustrações, bem como reestruturando o texto, de forma a “traduzir” a linguagem jurídica para uma linguagem compreensível por pessoas não especialistas na área. Além disso, é possível utilizar o Legal Design para criar modelos de contratos mais intuitivos e fáceis de preencher, o que pode agilizar processos e reduzir custos para as empresas.

Esse potencial já foi reconhecido por empresas de diversos portes e setores da economia. A título de exemplo, uma fintech brasileira adotou o Legal Design em seus contratos de termos de uso e de serviço, com o objetivo de torná-los mais acessíveis aos seus clientes. Para atingir esse fim, a empresa substituiu o formalismo jurídico característico desse tipo de documento por uma linguagem simplificada e acessível pelo grande público. Como resultado, os clientes conseguem compreender melhor as regras de utilização, o que evita diversos problemas e violações que poderiam surgir caso os termos não fossem entendidos.

Em suma, a aplicação do Legal Design no Direito Empresarial pode trazer grandes benefícios às empresas, ajudando a simplificar documentos jurídicos, tornar informações mais claras aos usuários e criar soluções inovadoras para prevenir e solucionar conflitos. Com o uso de técnicas de design thinking, os advogados podem trabalhar de forma mais eficiente e efetiva, garantindo a satisfação dos clientes e o sucesso das empresas.

Acesse mais artigos em nosso blog!

Autor

Carolina Torres